quinta-feira, 6 de junho de 2013

Memorias e Companhia : Trago boas lembranças de minha infância ouvindo hi...

Contar histórias e a aprendizagem Matemática 


Segundo Café (2000), os contadores de histórias são importantes “na atualidade,
pela possibilidade de, em sua atuação, mediante a linguagem corporal, expressa pelo
gesto e pela voz, restabelecer uma comunicação que traz enriquecimentos culturais, pois
mobiliza a imaginação, o sentimento, a cognição e a criatividade” (p. 3).
Acreditamos que ser contador de histórias é possibilitar ao ouvinte imaginar
situações não vivenciadas, relembrar momentos vividos, a possibilidade de levar o
conhecimento da história vivida e, também, da história da humanidade. Nas aulas de
matemática representam um outro olhar para o aprender Matemática com ludicidade,
envolvimento, imaginação e criatividade. Ou ainda, possibilitar o conhecimento da
matemática científica e dos seus processos de produção, que se encontram tão distantes
das práticas escolares.
Por essa razão, contar histórias nas aulas de matemática requer intencionalidade,
uma busca pela melhor história, ou por uma história diferente, que faça sentido ao aluno
para que caracterize um momento único. Entendemos que esse momento possa colocar
o aluno em atividade (LEONTIEV, 1988a).


Nenhum comentário:

Postar um comentário